Você sabe o que é Search Engine Optimization, ou SEO ?

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Você sabe o que é Search Engine Optimization, ou SEO ?

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SEO nada mais é do que um conjunto de ações para otimizar seu site e criar links para que o Google entenda que ele é qualificado o suficiente para aparecer na frente dos demais sites.

 

Mas como fazer isso?

Diferente de outras mídias pagas como o Facebook ou até mesmo o Google Adwords, as técnicas de SEO envolvem o ganho de posicionamento de forma orgânica (sem custo) e envolvem um processo de médio a longo prazo para que os resultados passem a ser percebidos.

É muito importante levar o SEO em consideração na estratégia de Marketing Digital da sua empresa, afinal, 70% dos cliques do Google ocorrem em resultados orgânicos (os outros 30% dos cliques vão para os  anúncios pagos).

 

Para facilitar o entendimento, iremos dividir o SEO em algumas partes e explicar o que deve ser feito para que seu site alcance a tão sonhada primeira posição!

 

Otimizações On Page

Hoje, a maioria das pessoas no mundo utilizam o Google como ferramenta de pesquisa. Você já se perguntou por que ele é o mais utilizado ao invés de outros motores de busca como Bing, Yahoo, Msn e tantos outros por ai?

Simples, porque ele possui uma navegação rápida, objetiva e na maioria das vezes nos entrega exatamente o que nós estávamos procurando, e justamente essa qualidade de serviço o tornou líder de mercado.

Ao olhar o exemplo acima, acredito que muitos de vocês já tenham entendido o que é levado em consideração pelos robôs do Google para o Ganho de Posicionamento.

Ter um site rápido, responsivo (adaptável aos diferentes formatos de tela), com afinidade para dispositivos móveis e navegação simples e objetiva são fatores essenciais para o ganho de posicionamento.

Listaremos abaixo, os principais tópicos que devem ser otimizados em seu site para que, após a verificação do Google, ele seja identificado como relevante o suficiente para ganhar posicionamento e deixar para trás todos os seus concorrentes.

·       Site Responsivo

·       Site Otimizado para Dispositivos Móveis

·       Rápido Carregamento Desktop e Mobile

·       Urls do site otimizadas

·       Títulos otimizados

·       Snippets (meta description) otimizada

·       Subtítulos H1, H2, H3 … com as palavras-chave corretas

·       Imagens nomeadas com os termos corretos

·       Arquitetura do site de fácil navegação

·       Bom conteúdo

·       Linkagem interna

·       Sitemaps.xml

·       Meta robots

 

Basicamente as otimizações On Page no SEO, visam deixar os códigos e palavras-chave da forma mais clara para que os Robôs do Google consigam analisar e identificar que seu site tem as características necessárias para ocupar melhores posições e até mesmo a tão sonhada primeira página.

Nesse link você pode testar o seu site e já ter uma ideia do tamanho do trabalho daqui para frente.

https://testmysite.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/

 

Otimizações Off Page

 

SEO Off Page, como o próprio nome já diz, são o conjunto de ações tomadas fora do seu site para que uma página passe a ganhar relevância dentro do Google. Mas como assim?

Nesta etapa faremos a criação e direcionamento de links que apontam para o nosso site (também conhecida como técnica de backlinks). Essas associações ajudam ambas as páginas a ganharem posicionamento dentro do Google.

Abaixo descreveremos algumas técnicas para impulsionar o seu site :

 

·       Redes Sociais = A presença nas Redes Sociais de forma ativa é fundamental para ter um bom relacionamento com o seu público e também para passar credibilidade ao ser pesquisado no Google;

 

·       Comentar Outros Blogs = Postar Comentários em outros Blogs que possuem um bom posicionamento no Google e deixar o link do seu site também é uma forma de ganhar uns “pontos”a mais;

 

·       Assessoria de Imprensa = Fazer com que outros sites ou blogs citem seu site em matérias, gera uma grande relevância para sua página. São outras páginas dando um voto de confiança para o seu site, isso é muito importante para o Google.

 

·       Comprar Espaços = Parecida com a estratégia acima, só que pago. É possível fazer acordos com bloggers, youtubers, etc para exponham a sua URL em sua página, post ou canal.

 

·       Destinos Relevantes = Procure fazer esse trabalho sempre em locais que possuem conteúdos de qualidade e, de preferência, um bom volume de acessos mensais.

 

Todas as técnicas acima são opções importantes dentro do leque Off Page de Otimização, porém, vale ressaltar que SEO = Aumento de Tráfego Orgânico , e ele só ocorrerá se em todos os casos sem exceção, estiver associado a conteúdos de extrema relevância e que realmente façam com que o leitor se interesse e gaste tempo lendo, acessando os links e navegando pelas informações ali presentes.

LinkBuilding

Linkbuilding é o conjunto de estratégias criadas para a criação de links externos que apontam diretamente para as páginas de seu site, visando o aumento de rankeamento/posicionamento.

Quanto melhor e mais bem posicionado for a origem de seus links (canais qualificados), melhor será a contribuição dessas páginas para impulsionar o seu site.

 

Manutenção e Análises

Como falamos acima, um projeto de SEO de sucesso é basicamente formado por um conjunto de ações que fazem com que o seu site tenha um aumento do volume de tráfego orgânico. Com esse acréscimo, o seu site terá mais chances de alcançar o seu objetivo, seja ele vendas, contatos, orçamentos ou até mesmo branding.

Porém, como você pode ter certeza de que está no caminho certo de seu projeto, ou se está apenas gastando seu precioso tempo com estratégias de negócio que não estão funcionando?

Por meio do Google Analytics podemos acompanhar a evolução diária, semanal, mensal ou até mesmo de um período personalizado que se pretende analisar. Por ali é possível visualizar a origem de tráfego de diversos canais como Facebook, blog, acessos diretos, orgânicos (que devem crescer com o SEO) ou qualquer outro canal que leve acessos ao seu site.

Também é possível ver as palavras chaves acessadas, páginas, tempo de permanência e diversas outras métricas que irão lhe ajudar a tomar decisões estratégicas do projeto.

Economize e tenha melhores resultados

Campanhas pagas têm uma grande importância para sua empresa, o problema é que, além de consumir muita verba, elas não têm uma vida longa, parou de investir, parou de aparecer. Não dependa apenas de campanhas para trazer fluxo ao seu site, invista em SEO e faça os resultados orgânicos trabalharem por você. Quer uma ajuda? Fale com a gente!!

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