Você sabe o que é Inbound Marketing ?

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Você sabe o que é Inbound Marketing ?

freela inbound marketing

Mesmo trabalhando técnicas avançadas de marketing digital como Google Adwords, Seo, Facebook, etc … mais de 80% dos visitantes do seu site acabam não voltando. Já imaginou se existisse uma forma de recuperar esse tráfego ou fazer com que ao menos uma parcela dessas pessoas voltasse a acessa-lo e gerasse negócios para sua empresa?

É aí que entra o Inbound Marketing. De forma resumida, o trabalho de Inbound consiste em atrair a atenção do público para sua empresa por meio de conteúdo relevante. Ao invés de mostrar propaganda pura, você oferece informações, dicas e materiais ricos e gratuitos, com o objetivo de cativar as pessoas, transforma-las em leads e desenvolver um trabalho de comunicação contínuo até que virem consumidores de fato.

Esse trabalho de atrair, gerar lead, amadurecer e converter leva algum tempo. Por meio de técnicas e ferramentas que listaremos abaixo, você entenderá melhor como funciona o Funil de Vendas do Inbound Marketing.

 

Definição de Persona

Saber quem é o seu público é extremamente importante para que toda a comunicação e abordagem feita seja com uma linguagem adequada. Esta é uma etapa muito importante do projeto e deve ser definida com muito estudo e cautela porque será o norte para todas as demais.

A principal ideia na definição de persona será de reunir o máximo de informações relevantes possíveis para conversar com o seu público de uma forma que soe natural a ele.

Exemplo de persona.

Se você é um lojista que vende artigos e peças de skate, sua persona poderia ser esta:  Felipe é um estudante do Ensino Médio, ele adora esportes, pratica skate desde os 8 anos. Para ele, o skate é um estilo de vida, seus melhores amigos, seu estilo de se vestir e até as bandas que curte têm relação direta com o esporte. Em sua opinião,  uma loja de skate deve oferecer produtos variados, de acessórios a roupas, produtos nacionais e importados. Ele valoriza vendedores que entendem do assunto e dão dicas das melhores peças e tendências, além disso, se importa com a garantia dos produtos, prazos de pagamento longos e política de troca flexível. Tem medo de se sentir enganado, pagar mais caro ou comprar algum artigo com qualidade inferior ao que imaginava. Felipe é antenado, fica por dentro das novidades do mundo do skate pela internet, blogs sobre o assunto e Instagram das principais marcas.

 

A seguir falaremos das 3 principais fases do Funil de Venda do Inbound MKT.

 

 

Atração

Diferente das estratégias normais de marketing, o Inbound Marketing vem na contramão, fazendo com que o cliente se sinta atraído pela empresa, por meio do conteúdo. Como assim?

Imagine que você frequenta a academia e está na internet procurando por Whey Proteins (suplemento à base de proteína do leite), pesquisando a respeito de qual, dentre todas as marcas e tipos, escolher. Num dado momento de sua busca, você encontra um texto muito esclarecedor sobre a forma correta de consumir Whey Protein, quais os benefícios, o que se deve e o que não se deve fazer para alcançar melhores resultados em seus treinos. Este texto está num blog de uma das marcas e o conteúdo foi tão esclarecedor, que sua confiança naquela marca aumentou consideravelmente.

 

Conversão

Nos dias seguintes você voltou ao blog para ler outros artigos, num deles havia um link para baixar o E-book – Melhores Treinos para Abdômen. Você se interessou e baixou, ou seja, forneceu seu email, nome e idade em troca do conteúdo.

Esta foi sua primeira conversão, você ainda não comprou nada da marca, mas acabou de se tornar um Lead.

 

Relacionamento

Nos dias seguintes, você começa a receber e-mails mkt com outros conteúdos muito interessantes e, num deles, um desconto para comprar o Whey Protein. Nesta altura, você já confia na marca, gosta do jeito que ele se relaciona com você e decide comprar o Whey, uma decisão difícil, pois você consumia outra marca havia um bom tempo.

Esta foi a sua segunda conversão, desta vez, uma venda efetiva.

 

Para potencializar sua estratégia de Inbound MKT,  separamos mais dois pontos importantes:

Seo

A técnica do SEO marketing visa fazer com que seu site ganhe posicionamento médio através do rankeamento orgânico dentro do Google. Com conteúdos de qualidade associados a algumas otimizações internas, seu site você passará a obter melhores posições em buscas no Google. Para saber um pouco mais a respeito das técnicas de SEO, clique aqui.

 

Pós-Venda

Como fazer com que um cliente volte a comprar e seja fidelizado à nossa marca,  produtos e serviços? Costumamos dizer que “um bom pós-venda é um ótimo pré-venda”, por isso, continuar um relacionamento com o cliente é de extrema importância. Enviar conteúdos relevantes relacionados ao perfil de cada um,  informações sobre outros produtos e serviços da sua empresa, convites para eventos, descontos, são uma ótima forma de manter os clientes conectados a você e abrir   caminho para um up sell, ou seja, um aumento de ticket médio ou de contrato.

Além disso, clientes satisfeitos indicam sua marca, e o boca a boca ainda é extremamente relevante,  nada como uma indicação de um parente ou melhor amigo para convencer um novo cliente.

 

Ficou alguma dúvida que podemos ajudar com relação ao Inbound Marketing ? Acesse nosso site ou Baixe o Nosso Ebook Grátis.

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