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Você sabe o que é Inbound Marketing?

O QUE É INBOUND MARKETING

Não faz nem ideia? Calma… vamos te explicar e mostrar como isso é importante dentro da área de marketing.

Você sabia que, mesmo trabalhando técnicas avançadas de marketing digital como Google Adwords, Seo e Facebook, etc, mais de 80% dos visitantes do seu site acabam não acessando seu site novamente? Já imaginou se existisse uma forma de recuperar esse tráfego ou fazer com que ao menos uma parcela dessas pessoas voltasse a falar com você e gerasse negócios com a sua empresa?

Pois é, essa nova tendência do marketing digital também é conhecida como Inbound Marketing ou marketing de relacionamento. De forma resumida, o trabalho de Inbound cria um relacionamento com o cliente oferecendo conteúdo relevante a respeito de produtos, serviços ou temas mais gerais dentro da área de interesse  via Redes Sociais, Emails Marketing e outros canais.

Dessa forma, ao invés de uma propaganda pura, você atrai seu público de uma forma mais sutil, oferecendo algo em troca e tendo a oportunidade de gerar leads. O trabalho não acaba aí, é preciso “aquecer” os leads com outros conteúdos até o momento em que ele se torna efetivamente um cliente.

Esse trabalho de amadurecimento leva algum tempo e através de ferramentas e outras técnicas que listaremos abaixo, você entenderá melhor como funciona o funil de Conversão do Inbound Marketing, Confira:

 

Definição de Persona

Saber quem é o seu público é extremamente importante para que toda a comunicação e abordagem feita seja com uma linguagem que o seu público estenda. Está é uma etapa muito importante do projeto e deve ser definida com muito estudo e cautela porque ela será o norte para todas as outras demais estratégias.

Exemplo: Se você é um lojista que vende artigos e peças de skate, sua persona será formada por pessoas jovens de classe  B, C, D que possuem uma média de idade de 15 a 30 anos , frequentam x lugares, gostam das x coisas, e provavelmente sua comunicação para esse público deverá ser mais informal, e até use termos e gírias presentes no cotiado desse público.

A principal ideia na definição de persona será de reunir o máximo de informações relevantes possíveis para conversar com o seu público de uma forma que soe natural a ele.

 

Seo

A técnica do SEO marketing visa ganhar posicionamento médio no rankeamento orgânico dentro do Google. Como a base do Inbound é a produção de conteúdo, torna-se automaticamente uma “parceira” do SEO. Para saber um pouco mais a respeito das técnicas de SEO, clique aqui.

 

Atração

Diferente das estratégias normais de marketing, o Inbound Marketing vem na contramão e, ao invés de impactar o cliente, ele faz com que o cliente se sinta atraído pelo conteúdo. Mas como assim?

Chamando a atenção do seu possível consumidor com estratégias e ações bem pontuais. Consegue atrair possíveis clientes,após atrai-los tem que trabalhar para formar um relacionamento com o visitante da sua página. Com esta interação pode os tornar em leads. Imagine que você está na internet procurando ajuda para ganhar massa. Navegando por diversos sites para busca e encontra um artigo onde explica sobre whey e quais suas funcionalidades. Com ótimo conteúdo, relatando os tipos de proteínas, efeitos, indicações e melhores marcas. Faz com que o visitantefiqude cada vez mais atraído. Fazendo ele linkar para comprar o whey em sua página. A chance de ele se tornar consumidor se torna bem maior, não?

Converter

A partir do momento em que o seu site e seus conteúdos já estão conseguindo atrair uma boa audiência para o seu site/blog, está na hora de começar a converter esses contatos em leads (oportunidades). Para isso podemos criar diversas técnicas para captação de contatos, sempre oferecendo algo em troca pelas informações do cliente, um ebook, infográfico, a oportunidade de participar de um webnar, etc.

 

Pós-Venda

Costumamos dizer que “ um bom pós-venda e um ótimo pré-venda”. Falamos isso porque hoje em dia, é extremamente importante manter um bom relacionamento com o cliente. Primeiro porque a nossa intenção é fazer com que ele volte a comprar e seja fidelizado à nossa marca e nossos produtos. Outro ponto é que, mesmo com técnicas de marketing superavançadas, a propaganda boca a boca ainda é extremamente relevante, e nada como uma indicação de um parente ou melhor amigo para te convencer a entrar em contato com a loja ou serviço que lhe foi indicado.

Continuar um relacionamento com o cliente é de extrema importância, assim como o envio de novos conteúdos e serviços que a sua empresa presta, afinal, ter um cliente satisfeito, aumenta as suas chances de fidelização e abre caminho para um upsell de contrato e até mesmo indicações a futuros clientes.

Ficou alguma dúvida que podemos ajudar com relação ao Inbound Marketing ? Acesse nosso site ou Baixe o Nosso Ebook Grátis.

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