O que significa UX e como usar na sua empresa

shutterstock_589040585
Como escolher influenciadores digitais sem comprometer os valores de sua empresa
20 de julho de 2018
shutterstock_272752487
Menos é mais: empresa deve oferecer conteúdos relevantes e não apenas numerosos
30 de outubro de 2018

O que significa UX e como usar na sua empresa

posts_freela_UX

Este artigo vai falar um pouco sobre o que realmente significa o conceito de UX Design e como melhorar a experiência do usuário

 

Falar em tecnologia, vendas on-line e serviços na internet, nos últimos tempos, costuma ser acompanhado sobre o conceito de UX – afinal, você sabe o que significa UX e como usar na sua empresa?

Se o site e serviços digitais e mobile da sua empresa ainda não estão diretamente alinhados a esse tipo de conceito, seu negócio pode estar perdendo relevância e, até mesmo, clientes.

Mas como enfim, o que é UX? Como isso pode fazer a diferença na sua companhia – e, aliás, por onde é preciso começar a avaliar esse tipo de recurso?

Este é o tema do artigo de hoje no Blog da Agência Freela.

O que significa UX?

O termo UX ou UX Design é a abreviação para as palavras em inglês User Experience ou Experiência do Usuário.

Esse conceito está, como o próprio nome diz, estritamente ligado à forma como o usuário está interagindo com sua página e seus serviços na internet.

Em linhas gerais, de acordo com a equipe de desenvolvimento da Agência Freela, trata-se de um conjunto de análises e técnicas que visam a otimizar e melhorar o site, o aplicativo ou plataforma digital.

Enfim: melhorar a experiência do usuário com o produto.

Mas é importante delimitar esse conceito, afinal, não estamos falando apenas do layout. Essa já é uma “missão” de um conceito chamado UI.

Afinal, o que é UI?

Apesar de serem considerados conceitos, às vezes, muito próximos. As questões que envolvem concepção e mudanças do layout geralmente são denominadas como UI ou UI Design, que referem-se a User Interface.

Nesse caso, estamos falando da aparência, dos botões, dos caminhos e códigos presentes no site ou aplicativo.

Quando o assunto é UX, estamos falando exatamente da forma como o usuário vai interagir com o produto apresentado. É uma etapa em que o design e o layout já estão definidos.

Como melhorar o UX do site ou app da minha empresa?

A Agência Freela possui uma equipe pronta para conduzir e desenvolver todo o trabalho sobre o que significa UX e como utilizar na sua empresa.

Como já foi dito acima, estudar o UX Design de um produto vai além de seu layout e aspectos gráficos.

Por ser um produto ou serviço on-line, é fundamental que eles estejam adequados e em perfeito funcionamento.

A partir daí, é conduzida uma completa análise de fatores externos ao produto. Dentre eles, estão, por exemplo, tudo o que está relacionado ao perfil do usuário: Quem é o seu cliente?

Também é levada em conta a influência de players do mesmo setor: quem são os concorrentes e o que eles vêm apresentando (seus pontos fortes e fracos).

A gestão e produção de conteúdos também estão relacionadas como ferramentas possíveis do UX – e o mesmo pode ser dito do atendimento ao cliente.

O que pode melhorar em minha página?

Algumas questões básicas podem servir como aperitivo para uma conversa sobre UX Design.

A primeira “visualização” de qualquer página na internet pode ser chamada de First Scroll. Nesse primeiro bloco, seu produto ou serviço deve estar com as funções de destaque com fácil acesso.

A página de sua empresa oferece essa disposição?

Outra questão muito comentada nos dias de hoje é o Mobile First. Sabia que, hoje em dia, o desenvolvimento de suas plataformas digitais devem começar pelo smartphone e, a partir daí, ser pensada para outras plataformas.

Afinal, como já vimos aqui mesmo no Blog da Freela, os acessos em dispositivos móveis já superaram os de desktop.

 

E, acredite, essa conversa se prolonga por muitos outros fatores e componentes. O resultado é um site com navegação mais fácil, com bons feedbacks dos usuários!

Vamos avaliar sua página, aplicativo ou plataforma digital? Que tal marcar uma conversa com a equipe da Agência Freela?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *