post1_blog
Decolando no Mkt de Conteúdo. O Mercado de Turismo e a Internet
15 de setembro de 2016
blog
Escolas, chamada online!
29 de setembro de 2016

(Nem) tudo é Marketing…

post_blog

A gente tá acostumado a ouvir as pessoas falando: “ele tá fazendo marketing”, “isso é puro marketing” ou “isso para mim é marketing”, né? Mas será que isso é Marketing de verdade mesmo?! A banalização do termo não é culpa sua, mas sim dos próprios profissionais da área de comunicação. E essa propagação errada do termo, leva a uma percepção negativa sobre o marketing, tornando a estratégia sinônimo de falsidade e oportunismo.

Mas antes de entrar no tema, vamos conceituar a palavra Marketing para não restar mais dúvidas.

Marketing significa: 1.estratégia empresarial de otimização de lucros por meio da adequação da produção e oferta de mercadorias ou serviços às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda etc. 2. p.met. o conjunto dessas atividades; composto de marketing. 3. conjunto de ações, estrategicamente formuladas, que visam influenciar o público quanto a determinada ideia, instituição, marca, pessoa, produto, serviço etc. (fonte: Google)

 

1- Estratégia Empresarial

Como diz no conceito, o Marketing nada mais é que uma estratégia que as marcas utilizam para a otimização de sua comunicação, visando aumento dos lucros utilizando pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda, etc.

Sendo o Marketing uma estratégia das empresas, é muito importante investir em bons planejamentos para se obter sucesso. É preciso saber as reais necessidades do público alvo, para atender as necessidades mais urgentes e criar novas necessidades.

 

2- Composto de Marketing

Composto de Marketing é um nome um pouco auto-explicativo né?! Ele nada mais é que uma ação conjunta de várias atividades que tem a finalidade de entender o que o cliente precisa, e entregar exatamente isto.

Para conseguir entender a necessidade do seu cliente são utilizadas as Estratégias já comentadas aqui: pesquisas de mercado, design, campanhas publicitárias, atendimentos pós-venda.

 

3- Conjunto de Ações

Conjunto de Ações é praticamente o mesmo de Composto de Marketing, um está inserido no outro. Com o conjunto de ações estrategicamente formuladas, conseguimos influenciar melhor o público quanto a determinada ideia, marca, produto, etc.

Esse é o conceito de Marketing, o verdadeiro “Marketing de raíz” é assim que se faz. Mas é fato que com o tempo isso foi se perdendo no meio do caminho, e assim surgiram novas ramificações em marketing. E surgiu até um novo conceito para suprir a necessidade e acompanhar esse mundo novo que surge a cada dia, o “MKT do Bem”.

 

MKT do Bem é…

A princípio é uma estratégia ligada diretamente aos valores da empresa, que visa pensar não somente na comunicação, venda e pós-venda, ele pensa também no meio em que a empresa está presente. O MKT do Bem pensa no impacto que suas estratégias e ações vão causar no meio ambiente e aos seus consumidores. Digamos que é o marketing politicamente correto.

Essa nova visão politicamente correta de comunicar ajuda a passar mais credibilidade, já que como dissemos anteriormente, a ideia de “fazer marketing” está ligada a algo negativo. Essa nova forma de pensar enxerga além, coloca as empresas como protagonistas da mudança na sociedade e isso exige um comprometimento e atitudes para além do básico.

Em tempos onde as marcas precisam dialogar com os seus clientes esse é o melhor tipo de marketing para iniciar uma conversa e ainda a ajudar pessoas, lugares e obter ótimos resultados. A ideia não é salvar o mundo, é poder criar uma identificação com o seu público não apenas realizando uma ação social ou ambiental e divulgando. Mas tomando a consciência, e apresentando para o mundo que a cada dia que se passa podemos  fazer mais sem depender dos governos.

Assim  nasceu o MKT do Bem, que também pode ser chamado de MKT das boas causas. Se você quiser saber um pouco mais sobre o MKT do Bem, baixe nosso ebook gratuito:

Ebook MKT do Bem http://conteudo.agenciafreela.com.br/mkt-do-bem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *