Marketing digital para Pet Shops, usando o Google e as redes sociais para ter mais clientes!

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Marketing digital para Pet Shops, usando o Google e as redes sociais para ter mais clientes!

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O Brasil possui a segunda maior população de cães e gatos do mundo, ficando atrás apenas dos EUA. O Mercado pet cresceu em média 10% ao ano (fonte – Pequenas Empresas, Grandes Negócios) e em 2016, mesmo em meio à crise, o índice foi de 6,6% (fonte – Economia CBN).

Num setor que movimenta cerca de 20 bilhões por ano, a concorrência está cada vez mais acirrada. Para seu Petshop sobressair frente os demais é fundamental investir em MKT Digital.

A boa notícia é que com um trabalho de básico a intermediário em mkt digital, o seu petshop já estará na frente da grande maioria.

 

Site 

Muitos Pets abriram mão de ter um site e possuem apenas páginas em redes sociais.

Ter um site continua sendo imprescindível para o seu negócio, os principais motivos são:

• Com um site, seu Pet será encontrado mais facilmente no Google

• Um bom site concentra todas as informações necessárias para o cliente, como serviços, horário de atendimento, localização, contato, depoimentos.

• É pelo site (com ajuda do Google Analytics) que conseguiremos medir a eficiência das campanhas, de onde as pessoas vem, quanto tempo ficam, o que mais olham, etc. Assim, será possível otimizar as campanhas mês a mês.

• Um site responsivo (adaptável aos dispositivos móveis) ajudará em sua posição geral no Google, além de atingir pessoas que buscam pelo celular e estão próximas a você.

• SEO – Com o Search Engine Optimization, que consistem em usa série de técnicas aplicadas ao código e ao conteúdo do site, sua empresa pode atingir as primeiras posições do Google de forma orgânica (não paga).

• Blog – o blog é a maneira de atrelar mais conteúdo ao seu site, aumentando as chances dele ser encontrado em buscas do Google para os termos que forem relevantes para o negócio.

Com um site funcionando, é hora de falar em divulgação. São várias as opções, mas fazendo apenas duas de forma correta, os resultados serão mais do que satisfatórios, são elas: Google Adwords e Redes Sociais.

 

Google Adwords para PetShop

O Google Adwords, ou Palavras Patrocinadas é o principal fator que faz do Google a maior mídia do mundo. Então acredite, funciona, e funciona muito.

O Google Adwords é um leilão de palavras, cada termo tem um valor de acordo com a concorrência que existe por ele. Quando alguém busca, por exemplo, petshot em Santo Amaro, aparecerão os anúncios das empresas que estão pagando pelo termo, a empresa só será cobrada se a pessoa clicar no seu anúncio. O valor pago será o da “cotação” daquela palavra naquele momento, pode ser R$1,2, R$2,5, R$0,8, etc.

No Google Adwords é possível limitar um raio, isso é muito importante, pois seu petshop possui uma área de influência, não faz sentido uma pessoa de outra cidade ver seu anúncio e, no caso de cidades grandes, nem pessoas de bairros distantes.

Os cliques em seus anúncios irão direcionar seus clientes para o seu site, o destino pode ser home ou uma página específica, por exemplo, se seu anúncio fala de banho e toso, é melhor levar para a página que trata do mesmo assunto.

Enfim, o Google Adwords possui dezenas de técnicas e detalhes, o importante é:

1 – Fazer

2 – Fazer direito

3 – Transformar os cliques em contatos, visitas e vendas

4 – Medir e otimizar.

 

Redes Sociais para PetShop

Redes sociais são ótimas para quase todos os mercados, ainda mais para o de pet. Animais de estimação causam um verdadeiro frisson, estão sem dúvida entre os conteúdos mais curtidos, compartilhados e comentados. Por tudo isso, elabore uma estratégia de redes para o seu petshop.

Provavelmente todos os petshops possuem perfis nas redes. Mais uma vez temos uma boa notícia: poucos fazem do jeito certo.

Passo 01 – Definir as redes

Não adianta ter conta em todas as redes sociais e não trabalhar nenhuma direito. Eleja as que realmente podem trazer retorno para o seu negócio, mesmo que seja apenas uma.  Sugerimos 2 redes principais para petshops, o Facebook e o Instagram.  Elas são “redes irmãs” pois fazem parte da mesma empresa e se complementam de certa forma.

Você pode até ter apenas o Facebook, mas não aconselhamos ter apenas o Instagram, sabe por que? Por meio do Facebook Business é possível anunciar da forma certa Face e no Instagram, mas só é possível ter uma conta de Face Business se você tiver uma página no Facebook. Além disso, por mais que o Instagram esteja crescendo entre os mais jovens, a força do Face ainda é insuperável quando se fala em redes sociais, não à toa é a segunda maior mídia do mundo (atrás apenas do Google).

Passo 02 – Definir os pilares de conteúdo

Defina o que será dito em cada rede e com qual frequência. Alguns posts podem coexistir no Face e Insta, mas o Face pode ser mais informativo, enquanto o Insta servir para uma cobertura do dia-a-dia (Real Life). Um plano de exemplo, poderia ser o seguinte: 3 pilares de conteúdo – promoções do petshop, dicas e informações sobre os pets e dia a dia da loja.

No Facebook teríamos 1 post de cada por semana e no Insta 1 post de promoção, 1 post de dicas e 2 de real life.

Passo 03 – Dar resultado.

Curtidas, comentários e compartilhamentos fazem parte da dinâmica das redes, mas não trazem resultado efetivo, são as famosas métricas de vaidade,  dão uma impressão de sucesso, mas são vazias, não geram vendas de fato e não devem ser as principais metas.

A meta é aumentar o faturamento, para isso, usaremos as redes da forma certa,  mostrando o conteúdo para quem realmente importa, com a ajuda do

Facebook Business. Neste link você encontra uma explicação completa sobre anunciar nas redes.

Vamos resumir:

Na ferramenta é possível filtrar o público com precisão, por exemplo:

Mulheres de 30 a 50 anos que estão num raio de 2km da sua loja, são donas de cachorra e possuem uma renda familiar acima de R$6mil.

Dá para filtrar vários públicos diferentes e usá-los conforme a publicação.

Também podemos escolher se o anúncio sairá apenas no Facebook, no Instagram ou em ambos, definir a verba total ou diária e o que acontecerá com quem clicar, normalmente mandaremos para o site e conseguiremos medir tudo pelo Google Analytics e também pelo Pixel do Facebook, um código que é instalado no site e mensura o resultado das ações nas redes.

Existem outros tipos de ações online e até offline para aumentar o tráfego de visitas ao seu petshop.

Apesar do grande número de petshops, leve em conta que o seu concorre principalmente com cerca de 4 ou 5 que estão no mesmo raio de influência, ou seja,  você não precisa ser o mestre do mkt digital, só precisa estar uns degraus acima.

Vamos subir estes degraus juntos? Entre em contato, nosso custo não será maior do que o seu resultado.

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