Marketing Digital para Clínicas Odontológicas

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Marketing Digital para Clínicas Odontológicas

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Quando o assunto é saúde e beleza, o Brasil lidera alguns rankings, como por exemplos, o de país com o maior número de cirurgiões-dentistas no mundo. Atualmente, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), são mais de 280.300 profissionais em todo território brasileiro. Em São Paulo, o Conselho Regional de Odontologia (CROSP) possui 77 mil registros, sendo que desse total quase 30 mil estão localizados em clínicas odontológicas na capital.

Diante de tanta oferta, a tendência do setor é focar na atuação local e especializada. Mas, para atrair e conquistar novos clientes não basta apenas ficar no boca-a-boca.

É preciso ter em mente que a forma como as pessoas buscam informação mudou, e, consequentemente, alterou o jeito dos prestadores de serviços se comunicarem com os seus públicos de interesse. Antigamente, por exemplo, se alguém estivesse com dor de dente precisaria da indicação de um profissional, hoje basta entrar na internet para ter acesso ao contato de diversos deles, com todas as informações necessárias como localização, telefone, etc.

Segundo dados da última Pesquisa Brasileira de Mídia, quase metade dos brasileiros usam a internet regularmente e 67% deles a utilizam com a finalidade de se informar. Ou seja, é preciso estar online pra valer. O Marketing Digital, que de forma resumida é um conjunto de estratégias online para ampliar performance e estreitar relacionamento com os públicos de interesse, é um dos aliados no desenvolvimento da imagem e presença online.

O ponto de partida é a definição de metas e objetivos, como ampliação da presença digital, aprimoramento da experiência do usuário, atração e retenção de novos clientes. Depois, basta selecionar as estratégias e as ferramentas que melhor se encaixam com as necessidades e à realidade do consultório. Para gerar resultados satisfatórios, a curto e médio prazo, é importante frisar que é fundamental atuar em várias frentes. A nossa dica, de início, são quatro: Site, Google, Facebook/Instagram, Conteúdo.

Site: Possuir um site otimizado é primordial para se obter destaque na rede. Depois que o Google alterou os resultados em buscas para dispositivos móveis dando prioridade a sites compatíveis, a responsividade é uma das características que devem ser atendidas. Isto é, a página precisa se adaptar aos vários formatos de tela de outros dispositivos, como smartphones e tablets. Além disso, o acesso à pagina precisa ser ágil, se demorar para carregar, o usuário desistirá de acessá-la. Para identificar ambos os problemas, o Google oferece gratuitamente as ferramentas Search para o primeiro e Developers  para o segundo.

Google: O Google atualmente é a maior mídia do mundo, o Google Adwords, ou palavras patrocinadas, é um modelo de campanha em que palavras consideras relevantes para o negócio são pagas. Assim, quando alguém buscar, por exemplo, clínica odontológica, dentista na Vila Mariana, dentista Santo Amaro, etc, o nome do consultório aparecerá nas primeiras posições. O valor, que só será cobrado quando alguém clicar no anúncio, varia de acordo com a palavra selecionada e é estabelecido a partir do número de empresas que patrocinam aquela palavra. A exemplo de um leilão, o investimento pode variar de alguns centavos a valores entre R$ 2,00, R$5,00 ou mais por clique. Outros diferenciais da ferramenta são a possibilidade de limitar o raio de abrangência da busca e realização de campanhas no YouTube, com vídeos dos profissionais abordando os mais diversos assuntos (falaremos mais em Conteúdo).

Facebook/Instagram: O Facebook  é a segunda maior mídia do mundo e evoluiu muito nos últimos anos. No Facebook (e no Instagram, pois os dois fazem parte da mesma empresa) é possível filtrar o público que verá os anúncios e publicações de forma muito precisa de acordo com alguns interesses como, por exemplo, homens e mulheres de 30 a 45 anos, que moram a 5km da clínica, com renda familiar acima de 10mil. O Facebook possibilita ainda explorar todo conteúdo gerado na clínica como eventos, entrevistas, vídeos, datas comemorativas, etc.

O Instagram foi adquirido pelo Facebook, apesar de ser uma rede com características diferentes, pode ser utilizada em paralelo e gerenciada junto ao Face pela ferramenta Facebook Businnes – Veja mais detalhes neste vídeo

Conteúdo e SEO
O MKT de Conteúdo é aquele que leva informação de qualidade para as pessoas ao invés de propaganda pura, ou seja, gera valor ao cliente. Ao disseminar material relevante, como artigos, entrevistas, etc, o negócio pode se tornar referência no assunto. Ele pode ser transmitido pelo site/blog, facebook/Instagram, youtube e email (newsletter), gerando assim engajamento e fidelização dos públicos de interesse. O segredo é: quanto mais conteúdo de qualidade, além de agradar a audiência, mais vezes o seu site/blog será encontrado em buscas orgânicas no Google (buscas não pagas, que correspondem a 70% dos cliques no buscador).

Está em dúvida de qual tipo cabe melhor para a sua clínica? Não se preocupe, a gente pode te ajudar! Entre em contato conosco.

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