Marketing Digital para Clínicas Médicas

WhatsApp Image 2017-05-02 at 16.13.38
Você sabe o que é Search Engine Optimization, ou SEO ?
2 de maio de 2017
freela inbound marketing
Você sabe o que é Inbound Marketing ?
8 de maio de 2017

Marketing Digital para Clínicas Médicas

marketing-digital-clinicas-medicas

A internet é hoje a principal fonte de informação. No quesito saúde, a pesquisa Jornada Digital do Paciente, realizada ano passado pelo Minha Vida, divulgou que 94% dos entrevistados buscam informações no Google ou em sites especializados. Outro dado relevante foi revelado pelo próprio Google: 5% do volume de buscas relacionadas à saúde são sobre doenças e sintomas. O fato chamou a atenção e o grupo, no ano passado, firmou uma parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein para fornecer resultados de busca sobre saúde, com qualidade. A iniciativa tem como objetivo democratizar o conhecimento técnico, diante de tanta informação errada na internet.

 

Esse exemplo citado é uma tendência atual de mercado, denominada  Marketing de Conteúdo (falaremos mais a seguir), que além de fornecer material relevante e de qualidade para as pessoas é um dos diferencias perante a vasta concorrência. Ideia interessante? Saiba que essa é apenas uma das várias estratégias que o Marketing Digital, um plano de atividades com foco na divulgação online,  possui para estreitar o relacionamento com pacientes, ampliar a visibilidade e auxiliar na consolidação da imagem da sua clínica. Assim, na gestão online, quatro assuntos devem ser prioridade e trabalhados de forma integrada para a obtenção de resultados efetivos. Confira:

 

Site:

O primeiro contato do paciente com a sua empresa muito provavelmente será o site. Assim, é primordial que ele possua o máximo de informações pertinentes, como especialidades, tipos de tratamento, dúvidas frequentes, além é claro de localização, contato e até mesmo um chat online. Outros pontos relevantes dizem respeito à estrutura: acessos por smartphones já ultrapassam os acessos por computadores, é primordial que seu site se adapte automaticamente ao mobile (responsividade), caso contrário, além do usuário ter uma experiência ruim, o google irá fazer com que seu site despenque nas posições em busca feitas nos dispositivos móveis. Para testar se seu site é responsivo, utilize esta ferramenta do Google . Para testar a velocidade do site (usuários abandonam páginas lentas), clique aqui .

 

MKT de Conteúdo:
Como mencionado anteriormente, a ideia nessa etapa é gerar material gratuito relevante para as pessoas, ajudando a disseminar e contribui com o conhecimento popular. Atualmente, as buscas não pagas (orgânicas) correspondem a 70% dos cliques no buscador, uma ótima forma do seu site ficar bem posicionado na primeira página é possuir conteúdo de qualidade, de preferência num blog, pois  permite infinitas postagens. O MKT de Conteúdo também envolve outras frentes como eventos, palestras, vídeos, artigos, todo o material pode ser aproveitado no blog, mas também no site, redes sociais, youtube e email mkt (newsletter),  atraindo assim novos clientes e também gerando engajamento com os pacientes existentes.

 

Google: 

O Google Adwords,é um modelo de campanha no qual palavras consideras relevantes para o negócio são patrocinadas. Assim, quando alguém buscar, por exemplo, ginecologista em Perdizes ou nutricionista Itaim, a anúncio da clínica aparecerá. A exemplo de um leilão, o valor varia de acordo com a palavra selecionada e é estabelecido a partir do número de buscas que existem para o termo em questão, além da concorrência pelo mesmo.  Só existe cobrança quando alguém clicar no anúncio e o valor pode variar de alguns centavos a R$ 2,00, R$5,00 ou mais, dependendo do termo. A ferramenta permite definir o raio de abrangência da busca, isso é muito importante, pois a maioria das clínicas possuem um raio de influência, às vezes menor (5km), às vezes maior (uma cidade inteira e cidades vizinhas). O importante é que, se bem feita e com um acompanhamento adequado, você conseguirá atingir seu público com bastante precisão.

 

Facebook/Instagram:

As redes sociais possuem um potencial enorme, mas muito pouco aproveitado. O principal benefício das redes é que permitem um filtro de público muito preciso, desta forma é possível se comunicar apenas com quem realmente interessa e atrais para sua página ou site um público qualificado. Vamos pegar como exemplo um Pediatra, para sua clínica é possível filtrar um público composto apenas por grávidas e pais de crianças até 5 anos, que estejam a 5km da clínica e possuam renda familiar (dado em parceria com o Serasa) acima de R$6mil.  É possível filtrar quantos públicos quiser e usa-los de acordo com o assunto do post. Toda a campanha de Face e Insta é gerenciada num mesmo painel, o Facebook Business ou Power Editor,  saiba mais detalhes neste vídeo.

Quer saber mais?  Nós podemos auxiliar! Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *