Como utilizar marketing por geolocalização em seu negócio?

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Menos é mais: empresa deve oferecer conteúdos relevantes e não apenas numerosos
30 de outubro de 2018

Como utilizar marketing por geolocalização em seu negócio?

marketing por geolocalização

O recurso de GPS dos smartphones não serve apenas para os apps de mapas – há grandes oportunidades para seu produto e sua empresa

 

Sabia que as pessoas olham, em média, 150 vezes por dia para o smartphone?

A pesquisa de comportamento foi feita pela Nokia e a operadora T-Mobile ainda no início da década, mas mostra um cenário propício para o tema deste artigo.

Você sabe como utilizar marketing por geolocalização em seu negócio?

Hoje o Blog da Agência Freela vai tratar desse tema e, é claro, se pintar o interesse nessa proposta ou se você tem alguma dúvida, pode entrar em contato conosco agora mesmo!

De que forma fazer marketing por geolocalização

Talvez você não saiba explicar como funciona esse tipo de ação, mas é bem provável que, mesmo sem saber, já tenha sido impactado por alguma ação de marketing por geolocalização.

Um exemplo bastante comum é visto em sites de busca como o Google. Vamos supor que um pneu furado surpreendeu seu trajeto, de repente, uma busca por Borracheiro ou Borracharia 24 horas, curiosamente, exibe os resultados bem ao seu lado.

Não é uma mágica, mas uma programação que utiliza seus dados e sua ferramenta de GPS.

Outra ação bem comum acontece, por exemplo, em aplicativos de mapas como o Waze que podem exibir estabelecimentos e ofertas – sobre uma loja de materiais de construção, pode haver um ícone de marcas de tintas, revelando alguma publicidade.

Como sua empresa pode utilizar marketing de geolocalização

Existem diversas maneiras que podem variar conforme a natureza de seu negócio e o tipo de cliente que você busca impactar.

A equipe de atendimento e desenvolvimento da Agência Freela está pronta para acompanhar suas necessidades e fazer as indicações mais adequadas.

No entanto, em linhas gerais, selecionamos algumas propostas de como o marketing de geolocalização pode ser inserido em seu plano de ações:

1. Obrigado pela visita

Nem todo usuário de internet é fã de fazer check-ins nos estabelecimentos. Apesar de, de fato, existir um grupo bem numeroso que faça isso de maneira espontânea, é interessante incentivar essas ações.

Algumas empresas liberam promoções relâmpagos para quem faz o check-in ou, então, disponibiliza serviços, como o wi-fi grátis, condicionado a esse procedimento.

2. Conteúdo sob medida

Na programação do seu site na internet existe a possibilidade de você utilizar dados do usuário, como a geolocalização e interesses, para promover espaços exclusivos.

Os usuários de uma determinada região, que sejam donos de pet, por exemplo, podem visualizar na sua página postagens diferenciadas de outros perfis.

É claro, tudo isso utilizando ferramentas que tenham o devido consentimento do internauta.

3. Onde você está?

Como explicado no exemplo do Waze, é possível utilizar dados em tempo real promovidos pela geolocalização, como o trânsito, para impactar esses tipos de clientes com ações direcionadas.

4. Bem aí do seu lado

Por fim, o mesmo recurso utilizado pelas já citadas ferramentas do Google.

A busca por palavras-chave levam em consideração a vizinhança de onde você está no momento (o seu IP).

Com o celular na mão, qualquer ação recebe a possibilidade de marketing por geolocalização, com o cruzamento ideal entre tecnologia e dados.

Gostou da ideia?

Com o marketing por geolocalização você consegue inovar na maneira como divulga suas ideias e serviços.

Fortalece a sua marca com uma proposta moderna e atraente aos usuários e, é claro, consegue relatórios e métricas de todas essas ações.

A equipe da Agência Freela está à disposição para tirar dúvidas e orientar para essa novidade na forma de se comunicar com clientes. Vamos tomar um café e conversar sobre marketing por geolocalização?

 

Leia também: O que significa UX e como usar na sua empresa

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