Como escolher influenciadores digitais sem comprometer os valores de sua empresa

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Como escolher influenciadores digitais sem comprometer os valores de sua empresa

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Influencers estão causando polêmicas com suas palavras na rede e as marcas a eles associadas têm que trabalhar na gestão de crise. Conheça maneiras de evitar isso

Em menos de um mês, dois reconhecidos influenciadores digitais estiveram no centro de um acalorado debate e foram acusados de racismo pelos internautas, após tuitarem frases que eles alegam ser piadas.

Nos dois casos, além de milhões de seguidores em diversas redes, há ainda ações de diversas marcas que tiveram de se posicionar e, em alguns casos, até retirar conteúdos que estavam no ar.

No momento, todo o mercado reflete sobre o seguinte tema: como escolher influenciadores digitais sem comprometer os valores de sua empresa?

O Blog da Agência Freela vai falar um pouco sobre esse assunto e, também, dar dicas importantes que podem ser utilizadas na hora de pesquisar porta-vozes para sua marca. Vamos por partes!

Como escolher influenciadores digitais

Existe algo de novo e, certamente, eficiente em escolher um porta-voz influenciador digital para algum produto, campanha, serviço ou evento.

A Agência Freela possui uma equipe dedicada a estabelecer essa relação entre marcas e influencers, faça contato conosco e vamos ter uma conversa sobre o assunto.

Se a opção de trabalhar com influencers rende resultados positivos, por outro lado, é preciso fazer uma seleção bastante detalhada, para escolher influenciadores digitais sem comprometer os valores de sua empresa.

Vamos resumir algumas ações importantes nessa triagem:

  • Conheça o influenciador digital – Não basta ler em algum lugar que determinado produtor de conteúdo é bom ou “está bombando”. É preciso, literalmente, arregaçar as mangas e conhecer o trabalho, o público-alvo e as impressões que eles geram. Às vezes, vale a pena até perguntar em casa, para familiares e amigos. Toda informação é válida e importante.
  • Conheça os números – Os canais do influencer na rede trazem os seus números de seguidores. Mas só isso não é suficiente. Solicite suas métricas e números mais complexos – geralmente, o departamento comercial desse influenciador reúne isso em seu media kit.
  • Faça sua própria análise – No entanto, às vezes apenas o material fornecido pelo influenciador não é suficiente para a condução do processo com eficiência. Conte com uma análise própria, com uma equipe interna ou auxílio de uma consultoria externa, como o trabalho desenvolvido pela Agência Freela.

Um influenciador digital deve ser livre para criar

Os influencers ou creators atingiram esse notável patamar no mercado graças à qualidade e a irreverência do conteúdo por eles gerado em seus diversos canais.

Se uma marca se relaciona com um influenciador digital, é fundamental que seu departamento de marketing conceda a esses creators toda a liberdade necessária.

O processo criativo dos influenciadores digitais não deve ser moldado, podado ou limitado.

Por isso a importância de fazer uma escolha com segurança, com pleno conhecimento sobre quem vai fazer parte dessa parceria comercial.

Leia também: Entenda o que é IGTV o YouTube do Instagram

Escolher influenciadores digitais sem comprometer os valores de sua empresa

Antes de iniciar um projeto ou campanha com influenciadores digitais, é fundamental ter em mente quais os objetivos dessa parceria.

A estratégia utilizada deve contemplar os resultados que estiverem presentes no planejamento feito para ação.

É preciso saber de onde partir para, daí sim, visualizar onde se quer chegar (no caso, com quem).

Aqui vão duas dicas do Blog da Agência Freela para você colocar em prática na hora de escolher o influencer ideal sem comprometer os valores de sua empresa.

1. Quem era e onde estava esse influenciador digital, ontem?

Bons números, boas campanhas publicitárias e participações em programas de tevê. O influenciador digital que hoje está em evidência, talvez, nem sempre foi assim.

A pergunta que fica é: como eram seus conteúdos nesse início, quando o seu canal ainda não era tão relevante?

Tente fazer uma busca mais histórica e biográfica. No YouTube, procure pela aba Vídeos e, à direita, escolha para que a organização dos títulos seja do mais antigo para o mais recente.

2. O que o influenciador digital anda falando por aí?

Plataformas de social media como o Facebook e, em especial, o Twitter, permitem uma busca bastante detalhada sobre absolutamente TUDO o que foi dito pelo usuário em seu histórico na rede.

Busque por termos exatos, temas polêmicos, ofensas e toda palavra ou expressão que esteja em desacordo com a missão e os valores de sua marca.

Estabeleça uma comunicação plena com o influenciador

É fundamental uma relação de mão-dupla, com diálogo e discussões construtivas entre marcas e parceiros.

São essas boas práticas que vão ajudar a construir uma proveitosa relação profissional e que vão facilitar a você escolher influenciadores digitais sem comprometer os valores de sua empresa.

Fale hoje mesmo com a Agência Freela e faça o planejamento de campanhas com influencers para seu negócio.

 

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